Notícias

CREA-SP valorizando seus profissionais

O Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Estado de São Paulo - Crea-SP está realizando Congressos Regionais Preparatórios, mobilizando a área tecnológica para que apresente propostas objetivando melhorar o Sistema profissional.

A cada três anos, o Sistema promove o Congresso Nacional de Profissionais, que recebe as propostas de todo o Brasil e, após os debates, as propostas que forem aceitas e aprovadas são encaminhadas para implantação.

Os Congressos Regionais são a primeira instância em que os profissionais podem se manifestar. Posteriormente será realizado o Congresso Estadual, em São Paulo, que irá discutir e sistematizar todas as manifestações em 20 propostas do Estado.

Os primeiros encontros regionais deste ano foram realizados em Guarulhos, Taubaté e São José do Rio Preto.

O CREA-SP instituiu um Grupo de Trabalho - GT CEP 2013, que está cuidando de todos os pontos relacionados aos encontros regionais, ao Encontro Estadual, marcado para o dia 20 de julho,e ao 8º CNP - Congresso Nacional de Profissionais, em Gramado, na primeira etapa que acontece no mês de setembro, por ocasião da Semana Oficial de Engenharia e Agronomia, e a segunda etapa, em Brasília.

Esse GT é coordenado pelo Engenheiro Civil José Luiz Pardal e tem como membros: Eng. Ftal. Evandra Bussolo Barbin, Eng. Civ. Keiko Obara Kurimori, Tecg. Constr. Civ. Mov. Terra Pav. José Paulo Garcia, Eng. Eletric. José Elias Fernandes AbulHiss e Eng. Eletric. Adolfo Eduardo de Castro. O grupo tem se reunido todas as semanas na Sede Rebouças do Conselho.

O Presidente do CREA-SP, Eng. Francisco Kurimori, lembra que o objetivo destes eventos regionais é ampliar a participação dos profissionais, incrementando as propostas que serão apresentadas posteriormente nos encontros estadual e nacional.

"O profissional se manifesta e agora tem a oportunidade de apresentar a sua proposta para mudar e melhorar o sistema. Por isso, eu faço o apelo para que venha aos Congressos Regionais e participe das discussões", afirmou o Engenheiro Kurimori.

Para o Superintendente de Colegiados do CREA SP, Eng. Agr. Alceu Fernandes Molina Junior, os Congressos Regionais são muito importantes: "Eles irão retratar o pensamento dos profissionais que depois, no Congresso Estadual, no mês de julho, em São Paulo, será concluído com as propostas que o CREA SP irá defender no evento nacional".

Segundo o Coordenador do GT, Eng. José Luiz Pardal, os profissionais têm contribuído de maneira expressiva. Veja um balanço dos dois primeiros encontros regionais:

23 propostas versaram sobre as melhores formas de relacionamento entre os Sistemas Profissional e Educacional, para que, em função de sua formação acadêmica, o profissional venha a otimizar as suas atividades.

27 propostas apontaram benefícios relativos à Qualificação, Habilitação, Direitos e Deveres do profissional quando no pleno exercício de sua atividade.

32 propostas trataram de melhorias na organização institucional e política do Sistema Confea/Crea, que inclui a Mútua - Caixa de Assistência dos Profissionais.

12 propostas indicaram melhores formas de relacionamento do Sistema Profissional com as Entidades de Classe, Instituições de Ensino e a sociedade em geral.

13 propostas vislumbram melhores condições de trabalho dos profissionais brasileiros no Exterior e dos estrangeiros no Brasil.

Os próximos encontros acontecem em Ribeirão Preto (20/04), Sorocaba (04/05), Santos (18/05), Marília (08/06) e Jundiaí (15/06).

Da mesma forma que a Federação das Associações de Engenharia, Arquitetura e Agronomia do Estado de São Paulo - FAEASP e as Uniões das Associações de todo o Estado vêm se empenhando na mobilização dos interessados para a sua participação nesses importantes eventos da área tecnológica brasileira, esperamos que os profissionais continuem conosco nessa ação, conclamando colegas e outros conhecidos a participarem dos próximos Congressos Regionais.

Afinal, lembra o Presidente do CREA-SP, Eng. Francisco Kurimori: "nosso propósito é o de trabalhar ininterruptamente pelo aperfeiçoamento das normas legais, administrativas e éticas do Sistema Confea/Crea, buscando permanentemente nossa Valorização Profissional como forma de nos potencializarmos como verdadeiros agentes de transformação social, fundamentando-nos em princípios éticos regidos pela nossa legislação e, ainda, organizando contínuos aportes de contribuições do Sistema Profissional ao processo de desenvolvimento sustentável do País. Somente imbuídos desse espírito de coletividade é que poderemos fazer do tema do Congresso Nacional - Competência Profissional para o Desenvolvimento Nacional - o lema de nossas vidas".

O Presidente do CREA-SP também firmou um compromisso com os profissionais: "Assumo o compromisso, perante os profissionais e a sociedade em geral, de que as propostas do nosso CREA-SP, um Conselho que representa 40% dos profissionais e empresas do País, bem como as propostas dos nossos abnegados profissionais, serão defendidas em todas as instâncias, para que, dentro da nossa alçada, sejam implantadas como desejamos".