Notícias

CAGE completou marco histórico de 500 reuniões

CAGE completou marco histórico de 500 reuniões

Membros receberam homenagem e compromisso com segurança ganhou destaque durante encontro.

O registro da primeira ata de reunião da Câmara Especializada de Geologia e Engenharia de Minas (CAGE) é de 13 de junho de 1979. Do início dos trabalhos até hoje, a CAGE tem contribuído para a segurança da sociedade com a fiscalização do exercício profissional das atividades técnicas em todo o estado de São Paulo, além de atuar no aprimoramento das profissões. No dia 11/11, a Câmara chegou ao marco histórico de 500 reuniões realizadas e uma homenagem foi prestada aos membros na Sede Angélica do Crea-SP.

Na ocasião, a presidente Eng. Lígia Mackey agradeceu o empenho de todos os conselheiros e entregou um certificado em reconhecimento aos membros da Câmara. “Esta é mais uma forma de prestar um tributo a todos os que participaram e construíram a história da CAGE. O Crea-SP só tem a agradecer pela contribuição desses profissionais, que desempenham um trabalho essencial não só para as profissões, mas para a sociedade como um todo”, enalteceu.

“Celebramos um momento de convergência dos ideais dos membros da Câmara nas questões como atribuição profissional, ética e responsabilidades. A CAGE tem sido pioneira no uso e na demonstração de novos procedimentos, servindo de parâmetro para testes e aplicações de modelos. Temos atuado para que a atividade na área de Geologia e Engenharia de Minas seja feita apenas pelos profissionais habilitados, como uma forma de defesa da sociedade”, destacou o coordenador da Câmara, Geol. Fernando Augusto Saraiva.

Desde a sua criação, a CAGE tem papel fundamental na regulamentação e na fiscalização das atividades profissionais de geólogos, engenheiros geólogos, engenheiros de minas, engenheiros de exploração e produção de petróleo, e tecnólogos da área, promovendo mais segurança e saúde no ambiente de trabalho, além de uma gestão de recursos mais responsável e sustentável.

Para o conselheiro federal suplente por São Paulo e ex-coordenador da CAGE, Geol. Ronaldo Malheiros, a Câmara constitui um importante canal de encaminhamento de contribuições e propostas, tendo protagonizado ações e normativas validadas pela Coordenadoria de Câmaras Especializadas de Geologia e Engenharia de Minas (CCEGEM), que resultaram em procedimentos consolidados em todas as instâncias do Sistema Confea/Crea e Mútua. “Nestes mais de 40 anos de atividades, pudemos acompanhar a atuação dos profissionais diante das transformações decorrentes das necessidades da sociedade e do avanço da tecnologia, além da contribuição da melhoria dos processos do próprio Conselho”, ressaltou.

O diretor técnico adjunto do Conselho e ex-coordenador da CAGE, Geol. Marcos Domingues Muro, também concorda que a reunião de número 500 representa um marco importante para a CAGE dentro do Sistema. “É um reconhecimento da nossa profissão no Sistema e que faz a Câmara ter uma representatividade grande em relação aos Creas de outros estados, o que ajuda sempre o desenvolvimento das nossas atividades”, disse.

A expectativa dos membros para a atuação da CAGE nos próximos anos é de muito otimismo. “O número de 500 reuniões é bastante relevante por lembrar os profissionais da importância que a Câmara tem. É importantíssima a nossa atuação no sentido de levar informação e captar novos talentos ao aproximar os mais jovens profissionais e estudantes da nossa área”, concluiu o Eng. Minas José Renato Baptista de Lima, no exercício da coordenadoria-adjunta da Câmara.

Produzido pela CDI Comunicação

Fonte: Crea-SP