Proposta de nova carteira profissional é apresentada durante 3ª reunião do Colégio de Presidentes
Um novo modelo de carteira profissional do Sistema Confea/Crea e Mútua foi apresentado pelo Superintendente de Integração, engenheiro civil José Gilberto Campos, e pelo conselheiro federal por Goiás e coordenador adjunto da Comissão de Ética e Exercício Profissional (Ceep), engenheiro mecânico Paulo Roberto Lucas Viana, na última sexta-feira (9/5), no encerramento da reunião do Colégio de Presidentes, em Goiânia-GO.
O modelo contém um microchip e ainda um QR Code, com o objetivo de garantir mais segurança e agilidade às transações com a carteira. "Futuramente, o profissional poderá utilizar seu próprio aparelho de celular para autenticar seu acesso ao Sistema de onde estiver. O celular fará a leitura do QR Code, um código de barras bidimencional de acesso a informações. Assim, será capaz de fazer transações com o Sistema Confea/Crea de maneira rápida e completamente segura", disse Gilberto. A carteira continuará valendo como documento de identificação e tem fé pública em todo território nacional. No novo modelo, constam ainda quatro campos destinados ao preenchimento das possíveis diferentes habilitações profissionais.
A proposta do novo modelo trouxe como eixo de consulta o próprio Colégio. Caso seja aprovada, ela retorna aos setores de informática e jurídico do Confea, para posteriormente ser encaminhada à Ceep, à Comissão de Organização, Normas e Procedimentos (Conp) e ao plenário do Confea para aprovação e implantação. "A primeira etapa seria a mudança da Resolução. Uma vez aprovada, serão levantadas questões de operacionalização", explicou Gilberto Campos.
Fonte: Paula Nogueira / Equipe de Comunicação do Crea-GO com informações do Confea